Ultimas Notícias

HGP realiza I Seminário de Odontologia

14/08/2015 19h35 | Atualizado em: 17/08/2015 10h00

O I Seminário de Odontologia em Ambiente Hospitalar com Abordagem Multiprofissional do Hospital Geral de Palmas (HGP) contou com a presença de profissionais da odontologia que atuam nas unidades hospitalares estaduais. O seminário segue com programação neste sábado, 15, no auditório do Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O objetivo é discutir e apresentar aos cirurgiões-dentistas as habilidades e conhecimentos dirigidos à apresentação e manutenção da saúde bucal, em ações que visem promover a qualidade da assistência odontológica com visão multiprofissional ao paciente grave.

O evento conta com importantes profissionais da área médica e odontológica que atuam na assistência, principalmente de pacientes graves, a exemplo do cirurgião-dentista e especialista em bucomaxicilo, José Augusto Santos da Silva, que nesta sexta abordou o tema “O papel do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar e sua importância nas equipes multiprofissionais do paciente crítico.”

“A realização deste seminário no Tocantins é importante para discutirmos e trocarmos experiências, além de analisarmos a situação da odontologia hospitalar no Brasil”, explicou José Augusto, que é presidente do Departamento de Odontologia da Associação Médica Intensiva Brasileira (AMIB) e chefe do Serviço de Odontologia Hospitalar e da Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Dr. João Garcez, na cidade de Aracaju, em Sergipe.

Para a odontóloga do Hospital Infantil de Palmas (HIP), Fabiane Martins, o seminário é de grande importância para as equipes que trabalham em hospitais. “Há sete anos trabalho em hospital e é essencial que se invista periodicamente nas atualizações e cursos para deixar os profissionais mais capacitados para atuarmos da melhor forma no atendimento de crianças e adultos. Parabenizo o Estado pela iniciativa!”, disse.

Neste primeiro dia de trabalho houve palestras que contaram com a participação do especialista em medicina intensiva e coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HGP, médico Nairo José de Souza Junior, que abordou o tema “Introdução a Medicina Intensiva”.

Também houve explanações sobre o tema “Biossegurança”, com a palestrante Ana Cláudia Bastos, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HGP. Outra explanação ocorreu com a especialista em terapia intensiva e saúde coletiva, a fisioterapeuta Cirlei Bezerra, que abordou o tema “A intubação e suas influências sobre a articulação temporo mandibular”.

Programação segue no sábado

A programação segue neste sábado com discussões técnicas, que visa a troca de conhecimento dentro da especialidade no ambiente hospitalar. No período matutino as palestras com os profissionais do HGP iniciam com a participação do especialista em cardiologia e doutor em terapia intensiva, médico Wallace André, com o tema “Emergências médicas para o cirurgião dentista”. Na sequência é a vez da mestre em nutrição clínica, Luciana Cançado, com o assunto “Nutrição em ambiente hospitalar”. Já à tarde, na reta final do evento, o mestre em radiologia, cirurgião-dentista Eduardo Zambaldi explana sobre “Lesões fundamentais e biópsias". Logo após, o especialista em implantodontia e habilitação em laserterapia, André Luiz Pezzana, fecha a programação falando sobre “Biofotônica aplicada”.

O evento também contou com a presença da diretora geral do HGP, Renata Duran, diretor técnico do HGP, Jales Paniago, o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO),Luis Cláudio, e o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Juliano do Vale.
--
Texto: Ana Paula Gomes
Foto: Frederick Borges
Data de publicação: 14/08/2015

Comentar

  • Nome: *
  • E-mail: *
  • Website/blog: (ex: http://www.seublog.com.br)
  • Mensagem: *
  •  

Comentários ()

  • Nenhum comentário publicado.
602 Sul, Av. LO 15, Conjunto 02, Lt. 02
CEP: 77.022-008 | Palmas - TO
(63) 3214-4335 / (63) 3214-1914 (63) 9 9228-8177 [email protected]

Copyright © 2013 CRO-TO. Todos os direitos reservados