O CFO e a Valorização da Categoria

18/08/2015 08h53 | Atualizado em: 18/08/2015 09h04

Recente pesquisa do Conselho Federal de Odontologia (CFO), encomendada ao Datafolha, produziu dados que embasaram o documento “O que esperamos do próximo Presidente do Brasil”, elaborado pelo CFO, junto a toda a classe odontológica. No documento, o CFO apresenta propostas da classe entregues à Presidência da República. “Ressalto a grande importância desse documento porque ele traduz os anseios da classe de toda a classe odontológica tanto pela valorização da categoria como pela necessidade de políticas públicas para a população”, disse o presidente do CFO, Ailton Morilhas.

Neste documento, entre outros temas, o CFO se refere à categoria profissional dos trabalhadores na Odontologia, que é composta pelo cirurgião-dentista, pelo técnico em saúde bucal, pelo técnico em prótese dentária, pelo auxiliar em saúde bucal e pelo auxiliar em prótese dentária. O papel do CFO é legislar por meio de atos normativos, julgar processos éticos e centralizar as informações sobre cursos de especialização registrados e reconhecidos, bem como sobre os mais de 467 mil profissionais inscritos em todo o Brasil.

O que esperamos do próximo presidente para valorizar a categoria?

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os 27 Conselhos Regionais de Odontologia (CROs), criados pela Lei nº 4.324, de 14 de abril de 1964, e, posteriormente, instituídos pelo Decreto nº 68.704, de 3 de junho de 1971, formam em seu conjunto uma autarquia. Tanto o Conselho Federal de Odontologia quanto cada um dos Conselhos Regionais de Odontologia são dotados de personalidade jurídica de direito público com autonomia administrativa e financeira.

A principal finalidade dos Conselhos Federal e Regionais é a supervisão da ética odontológica em todo o território nacional, zelando e trabalhando pelo bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Além da função institucional, o CFO tem sido grande parceiro do Ministério da Saúde (MS) na implantação das políticas públicas de saúde bucal, ampliando as suas funções de regulação, participando ativamente de conselhos, fóruns e iniciativas que conduzam o país à tão sonhada universalização da saúde pública.

Esperamos que o próximo Presidente da República fortaleça o papel institucional do Conselho, dê proteção à sociedade, fazendo da interlocução com as categorias profissionais da Odontologia uma estratégia para a boa gestão dos recursos públicos aplicados na saúde bucal.

Entre as ações do CFO em valorização da classe estão os projetos de lei sobre a Odontologia do trabalho, a presença de um CD dentro das UTIs, a instituição da Semana Nacional de Prevenção ao Câncer, dentre outras. O CFO trabalha junto ao Congresso Nacional em defesa de seus PLs a favor da Odontologia.

O CFO tem uma história de 50 anos em defesa da saúde pública, atuando em todo o país por meio dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs).

Leia mais na página 61 do documento “O que esperamos do próximo Presidente do Brasil” no site do CFO

Comunicação do CFO