Ultimas Notícias

Atual presidente do CRO-TO, Dr. Nelson Alves de Castro, apresenta plano de trabalho para sua gestão

14/07/2016 14h02 | Atualizado em: 14/07/2016 14h30

Dr. Nelson Alves de Castro, Presidente do CRO-TO e Dr. Juliano do Vale, Tesoureiro do CFO, credenciado para dar posse aos novos membros do plenário do CRO-TO
Dr. Nelson Alves de Castro, Presidente do CRO-TO e Dr. Juliano do Vale, Tesoureiro do CFO, credenciado para dar posse aos novos membros do plenário do CRO-TO
Meus prezados colegas,

Nesta oportunidade quero me apresentar aos colegas Cirurgiões Dentistas, Técnicos e Auxiliares de Prótese Dentária e Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal e todos aqueles que de alguma maneira estão ligados à Odontologia.
Neste próximo dia 03 de Agosto estará completando trinta e dois anos, que deixei Minas Gerais para viver no norte do estado do Tocantins, mais precisamente em Colinas, cidade que escolhi para residir e morar com minha esposa e constituir família. Sou pai de três filhas, das quais duas escolheram a Odontologia como profissão. Depois vieram muitos outros e outras, dentre eles sobrinhos e sobrinhas que se tornaram colegas na odontologia.
Além da paixão que tenho por esta profissão, sinto gratidão e orgulho por ter inspirado uma geração de jovens de minha família, amigos, pacientes e filhos de pacientes, que assim como eu abraçaram a Odontologia com dedicação e sacerdócio.
Digo a vocês que sempre me dediquei às causas que buscassem maior valorização do Cirurgião Dentista. Nunca fui guiado pela vaidade, muito menos por interesses pessoais, por isso que a retidão nas ações e compromisso levou-me ao reconhecimento da classe.
Fui criado e educado ouvindo sobre a rigidez das normas e da ética odontológica. E foi pelas portas da Comissão de Ética, onde por vários mandatos atuei como Presidente, que cheguei a este Conselho. E agora vocês, colegas, me contemplaram com a Presidência do CRO-TO.
Hoje, no primeiro dia afirmo que estou consciente do quão grande é a responsabilidade que me investiram.
Nosso trabalho será focado no apoio à fiscalização e a ética profissional, pois a busca é sempre pela valorização, pelo prestígio e pelo bom conceito da profissão e da classe odontológica.
Podem ter certeza que terão como parceiros o CRO-TO e CFO, pois estes atuam em conjunto e com a finalidade de buscar resultados e benefícios que visem o bem da Odontologia, este é nosso princípio e compromisso básico.
Pretendemos implementar algumas ações e manter aquelas que dão resultados, intensificado-as.
Os serviços voltados à fiscalização ganharão também um caráter educativo e informativo, onde serão publicados periodicamente no site do CRO-TO pontos esclarecedores das dúvidas mais frequentes.
Responderemos prontamente as demandas, oportunizando e estimulando a participação dos profissionais inscritos, enxergando neles verdadeiros parceiros e detentores do presente mandato. Pretendemos estimular a participação dos colegas pelas redes sociais opinando e dando sugestões.
Fomentar uma participação assídua dos Cirurgiões Dentistas nas Comissões do Conselho Regional é de fundamental importância, e nesse sentido pretendemos criar novas Comissões dando possibilidade de atuação e participação efetiva de um maior número de profissionais possíveis no Conselho Regional, com a finalidade de atingir outras áreas carentes de atenção.
Transparência nas ações será também uma de nossas premissas principais, através de investimentos em projetos de tecnologia da informação, serão criados de comunicação e divulgação dos atos executados pelo CRO-TO. Ampliação do acolhimento aos profissionais da Odontologia com a criação também de canais de ouvidoria e consultoria jurídica, visando com estes, construir uma interação direta com os profissionais da odontologia para melhor satisfazê-los.
Defesa do Cirurgião Dentista, fortalecendo a parceria com as entidades representativas da Odontologia; Amparo incondicional do trabalho e da valorização do Cirurgião Dentista seja em consultório particular, na iniciativa privada ou como funcionário público – estadual ou municipal. Em grandes centros ou nas menores cidades do Estado.
Aproximação do Conselho Regional com as Entidades de Ensino da área de saúde, especialmente da área odontológica e profissões a esta ligadas. Parceria do Conselho com as faculdades de Odontologia para levar alunos dos últimos períodos a conhecer seus direitos e deveres, ministrando palestras de cunho institucional e sobre ética, que possam alavancar suas futuras profissões com competência e lisura.
Promoção de parcerias na fiscalização e discussão de propostas para coibir o abuso dos convênios e planos odontológicos; Trabalhar conjuntamente com as demais entidades da odontologia para encontrar propostas que deem maior proteção aos profissionais frente ao massacrante poder econômico dos convênios e planos de saúde.
Intensificação das ações do Programa de Educação Permanente para valorização profissional; Para esta finalidade e por isso que será implementada a Comissão de Educação Continuada.
Apoio à Odontologia hospitalar, e dos profissionais que desenvolvem seu trabalho nesse ambiente. A Comissão de Odontologia hospitalar será criada para engrossar as fileiras daqueles que conhecendo a realidade atual defendem incansavelmente o reconhecimento e valorização do atendimento do Cirurgião Dentista no ambiente hospitalar.
Promoção da interiorização das ações do Conselho Regional e fortalecimento e incentivo ao melhoramento da Saúde Pública, dando apoio principalmente aos programas de saúde bucal implantados. Desta feita estaremos amparados para buscar maior valorização e abertura de canais de defesa profissional junto às administrações públicas Municipal, Estadual e Federal.
Designar representantes Municipais e Distritais para aquelas regiões longínquas que possam ser intermediadores no relacionamento com o Conselho Regional de Odontologia, e os profissionais e entidades correlatas de sua microrregião.
Descentralização da administração promovendo atendimento de excelência aos profissionais da Odontologia nas Delegacias Regionais, contribuindo para maior interação dos profissionais da Odontologia do interior do estado com o Conselho.
Nós propomos ainda a realizar diversos eventos nas Delegacias Regionais e alguns municípios polos, para colher as demandas existentes nas regiões, tendo como principais objetivos:
• Promover visibilidade às propostas, postura e conquistas da Gestão 2016/2018;
• Realizar encontros da classe odontológica, buscando trabalhar sentimentos de companheirismo, união, proteção coletiva e possibilidades de conquistas técnicas e troca de conhecimentos;
• Ouvir os cirurgiões dentistas e demais profissionais afins, referente às demandas para com CRO-TO;
• Discutir algumas questões referentes ao exercício profissional, fiscalização, vigilância sanitária, direitos e deveres do consumidor .
Praticar o “CRO itinerante“, ou seja, levar com maior frequência e eficiência esta instituição àquelas cidades distantes, prestando serviços aos profissionais, e principalmente, levando apoio, estreitando assim os laços de companheirismo, troca de informações e conhecimento, consolidando assim a interiorização do Conselho.
Atuaremos de forma conjunta com o SICIDETO - Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins, ABO – Associação Brasileira de Odontologia, ABRAOH – Associação Brasileira de Odontologia Hospitalar, Instituições de Ensino, Secretarias de Saúde, Conselhos Municipais de Saúde, buscando soluções para os problemas que afligem a categoria no sentido de sempre buscar a valorização e fortalecimento da classe.
Conclamamos a todos para que lutemos incansavelmente por melhores condições de trabalho e consequentemente maior valorização da profissão que escolhemos. Divulgando nossas ações e os avanços da Odontologia perante a comunidade, nos levando assim a um maior e inevitável reconhecimento da sociedade.
Por fim, o Conselho Regional de Odontologia voltará suas ações para a defesa intransigente da dignidade do exercício profissional de todos os Cirurgiões Dentistas, Técnicos e Auxiliares de Prótese Dentária e Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal, pois essas categorias profissionais estão inscritas no Conselho, logo propugnaremos por uma relação harmoniosa e saudável entre os profissionais e a sociedade, pois o que almejamos é uma assistência odontológica digna que implique no aumento da qualidade de vida de todo cidadão.
As portas da sede do CRO-TO, bem como as das suas Delegacias continuarão abertas, porque nosso mandato é de todos nós inscritos neste Conselho.

Nelson Alves de Castro
Presidente do CRO-TO



Comentar

  • Nome: *
  • E-mail: *
  • Website/blog: (ex: http://www.seublog.com.br)
  • Mensagem: *
  •  

Comentários ()

  • Nenhum comentário publicado.
602 Sul, Av. LO 15, Conjunto 02, Lt. 02
CEP: 77.022-008 | Palmas - TO
(63) 3214-4335 / (63) 3214-1914 (63) 9 9228-8177 [email protected]

Copyright © 2013 CRO-TO. Todos os direitos reservados