Projeto para melhoria na Saúde Bucal é entregue ao Secretário de Saúde do Tocantins

06/04/2017 23h01 | Atualizado em: 10/04/2017 16h07

A Associação Brasileira de Odontologia do estado do Tocantins (ABO-TO), juntamente com outras entidades odontológicas do Estado, entregaram nesta quarta-feira, 05, ao secretário de saúde estadual, Marcos Musafir, o Projeto de Instituição da Coordenação Estadual de Saúde Bucal.

A posposta tem como objetivo colaborar com a organizar da rede de atenção à saúde bucal do Estado, através da formulação e implementação da política estadual de saúde bucal do Tocantins, além de fortalecer a atenção primária, média e de alta complexidade.

O Projeto foi criado com base em dados da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins, os quais mostram falta de política estadual de saúde bucal e carência de equipamentos que contribuem com o trabalho dos profissionais.

Segundo o presidente da ABO-TO, Frederico Valadares, o Estado possui diversos cirurgiões-dentistas que prestam serviços na rede pública estadual, em diversas unidades hospitalares. “A Odontologia Hospitalar completa a rede de atenção à saúde bucal e com a Instituição da Coordenação de Saúde Bucal, vamos organizar a rede de serviços prestados, oferecer a sociedade serviços de atenção básica de qualidade e dá assistência a todos os municípios que não possui cobertura dos serviços”, explicou o presidente.

Estiveram presentes na reunião, o presidente da ABO-TO, Frederico Valadares, o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, presidente da ABO Nacional, Luiz Fernando Varrone, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins, Nelson Alves, Presidente do Sindicato dos cirurgiões-dentistas do Estado do Tocantins, Ricardo Camolesi, e presidente da Associação Brasileira de Odontologia Hospitalar do Tocantins, Maria das Medalhas.

Para o presidente do Sicideto, Ricardo Camolesi, todas entidades têm cumprido as responsabilidades perante os cirurgiões-dentistas. "Esse é um trabalho de equipe muito louvável, um dia realmente histórico para nós. Estamos cientes que cumprimos nosso papel, também perante os profissionais servidores públicos estaduais", comentou o presidente.

Fonte: ABO - Seção Tocantins