Dia Nacional da Saúde: CFO reforça importância do profissional de Odontologia no cuidado integral à saúde

05/08/2020 15h23 | Atualizado em: 05/08/2020 15h26

Neste Dia Nacional da Saúde – 5 de agosto –, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) fortalece a importância do profissional de Odontologia no cuidado integral da saúde e do bem-estar da população, principalmente neste cenário de pandemia. Para o CFO, esses profissionais possuem papel fundamental no controle e tratamento de variados desequilíbrios metabólicos do organismo humano, em consultório clínico, ambiente hospitalar ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Evidências científicas comprovam que a saúde bucal precária pode levar a graves complicações de ordem local e sistêmica, o que pode ser evitado com o trabalho do Cirurgião-Dentista e equipe de saúde bucal, enquanto equipe multidisciplinar. O profissional da Odontologia contribui para melhoria da qualidade de vida dos pacientes; compreender a importância desse ciclo no cuidado à vida pressupõe maior inserção da ciência odontológica no cenário multidisciplinar.

Nesta data, o CFO presta homenagem aos 546.741 mil profissionais de Odontologia com registro ativo em todo o país, entre Cirurgiões-Dentistas, Técnicos em Prótese Dentária e em Saúde Bucal, e Auxiliares em Saúde Bucal e de Prótese Dentária. A data chancela, inclusive, a defesa contínua do CFO para validar a saúde integral à sociedade, considerando a necessidade da assistência odontológica em caráter permanente.

Segundo o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a presença do profissional de Odontologia é crucial como forma de fortalecimento da saúde à população, conforme prevê a Constituição, em seu Artigo 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO / Com informações do portal Dental Cremer