29/10/2022 10h01 | Atualizado em: 30/10/2022 10h02

Nesta sexta-feira, 28, o curso de Odontologia do UNITPAC realiza a segunda edição da Jornada Odontológica Internacional de Araguaína com a presença do CRO-TO e palestrantes dos Conselhos Regionais do Rio de Janeiro, Amazonas e Rio Grande do Sul marcaram presença no II JOIA.

A manhã começou com a presença da Professora Doutora Bianca Zambiasi, Conselheira Federal que reside em Porto Alegre/RS. Ela brinca sobre o calor tocantinense, mas evidencia que existe um grande desafio na Odontologia: é o dente endodonticamente tratado, que vem o nome da palestra.

“A palestra foi embasada em artigos científicos e em uma técnica que a gente desenvolveu para restaurar a resistência a fraturas desses dentes que já estão fragilizados porque eles já chegam muito destruídos para nós. Então ela desmistifica a culpa da endo de fragilizar os dentes e traz uma alternativa para restaurar esses dentes de forma direta.”, diz Zambiasi.

No início da tarde, o Professor Doutor Raphael Carvalho, conselheiro do CRO Amazonas, conversou sobre as cirurgias que são realizadas para melhorar o contorno facial dos pacientes, “dentre elas o Lip lifting, que é uma cirurgia que encurta o lábio, que everte o lábio em pacientes que no processo de envelhecimento apresentaram alongamento desse lábio e que somente com preenchimento não tem uma estética favorável.”, complementa Carvalho.

Falou ainda sobre a eversão do lábio inferior, que é “para expor melhor esse lábio inferior que é um procedimento cirúrgico que pode também ser associado com preenchimento nesse pós operatório e também as cirurgias de emagrecimento facial que é bichectomia, lipo de papada, lipo facial, cirurgias que muitas vezes tem que ser realizadas antes de realizar um lifting com fio, uma bioestimulação no paciente, para melhorar o contorno desses pacientes.”, diz o Professor Doutor Raphael.

O Rio de Janeiro continua lindo e presente no II JOIA, com a palestra de Professor Mestre José Rodolfo Verbicário, Conselheiro do CRO-RJ e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, avisa que veio de peito aberto para falar sobre “um tema que estudei muito, que tenho alguns artigos publicados, que são Retentores Fibro Resinosos. Estou muito feliz e empolgado, com mais de 400 pessoas te assistindo com o brilho nos olhos e acho que isso não tem preço.”, comenta o Mestre.

O presidente do CRO-TO, Dr. Weslley Rodrigues, egresso do curso do Centro Universitário, que neste ano completa 22 anos de existência, enfatiza sobre como “é importante fomentar a ciência, participar ativamente na conscientização e disseminação de informações verdadeiras e validadas através dos melhores profissionais da área. Nos esforçamos para trazer os maiores nomes da Odontologia, contando com o apoio de outros CRO’s.”, complementa.