Ultimas Notícias

CRO Tocantins promove palestra sobre avaliação de risco de intervenção e emergências na Odontologia

30/11/2022 15h57 | Atualizado em: 12/12/2022 16h14

O Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO/TO) promoveu neste sábado, 26, no Auditório do Sebrae, em Palmas, a palestra “Avaliação de risco de intervenção e emergências médicas em Odontologia”, ministrada pela Profª Dra. Juliana Ramacciato, especialista em Farmacologia e em Anestesiologia Terapêutica Medicamentosa, formada pela Universidade de Campinas.

A palestra abordou as medidas preventivas que devem ser praticadas pelos profissionais, assim como manobras, medicações e equipamentos recomendados para atendimento básico de situações de emergências médicas no ambiente odontológico.

O presidente do CRO/TO, Weslley Rodrigues, explica que a palestra foi viabilizada para contribuir com a formação e aperfeiçoamento dos profissionais do estado. “As emergências médicas são situações inesperadas que podem acontecer a qualquer momento. É necessário o preparo constante e atualizado do profissional frente às mais novas recomendações mundiais para suporte básico de vida”, disse.


De acordo com a palestrante Dra. Juliana Ramacciato, o atendimento odontológico apresenta algumas características que podem contribuir para o surgimento de situações de emergência como: o stress e a ansiedade dentária, a injeção intravascular acidental de anestésicos locais, as interações medicamentosas indesejáveis, as complicações de vias aéreas por engasgamento ou a sedação indevida e até mesmo reações alérgicas inesperadas.
 

A profa. Dra. Juliana Ramacciato é graduada, mestre e doutora em Odontologia pela FOP-UNICAMP, com áreas de concentração em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica Medicamentosa.

Comentar

  • Nome: *
  • E-mail: *
  • Website/blog: (ex: http://www.seublog.com.br)
  • Mensagem: *
  •  

Comentários ()

  • Nenhum comentário publicado.
602 Sul, Av. LO 15, Conjunto 02, Lt. 02
CEP: 77.022-008 | Palmas - TO
(63) 3214-4335 / (63) 3214-1914 (63) 9 9228-8177 [email protected]

Copyright © 2013 CRO-TO. Todos os direitos reservados