Profissionais de odontologia cobram presença obrigatória de dentistas nos hospitais da rede pública

08/04/2015 18h08 | Atualizado em: 25/05/2015 11h51

Foto: Divulgação/Ulisses Holanda

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa se reuniu na terça-feira, 7, para realizar audiência pública com profissionais da odontologia que se mobilizam para tornar Lei a presença do dentista nos hospitais da rede pública.

A demanda ganhou o apoio da deputada Valderez Castelo Branco (PP) que prometeu se empenhar na causa e convidar o secretário da Saúde, Samuel Bonilha, para dialogar. A reunião contou também com a presença dos deputados Luana Ribeiro (PR) e Olyntho Neto (PSDB).

Preenchida na maior parte do tempo por palestras, a audiência teve como base a odontologia hospitalar. Foi defendida a tese de que a medida seria benéfica tanto para os pacientes quanto para o erário público. De acordo com a odontóloga Sheila Dias, doenças que “começam pela boca” seriam prevenidas e assim se evitaria o agravamento de até 40% dos casos e a redução do tempo de internação em até nove dias.

Outra vantagem alegada, durante os pronunciamentos, é a melhoria do atendimento para pacientes especiais. De acordo com as odontólogas Ana Paula Mundin e Cinthia Ferreira Gonçalves, o conceito não se aplica apenas a portadores de deficiência física ou mental, mas também a gestantes, idosos, cadeirantes, diabéticos e acamados.

A reunião contou com a presença de representantes do Sindicato de Cirurgiões Dentistas (Sicideto), Associação Brasileira de Odontologia Hospitalar (Abraoh), Conselho Regional de Odontologia (CRO) e da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Fonte: http://www.clebertoledo.com.br/politica/2015/04/08/68084-profissionais-de-odontologia-cobram-presenca-obrigatoria-de-dentistas-nos-hospitais-da-rede-publica