Pacto Federativo na gestão municipal de saúde é tema de congresso em Brasília

01/07/2015 13h12 | Atualizado em: 07/07/2015 13h28

Entre os dias 6 e 8 de agosto, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) vai promover, no Cento de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o 31º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

O evento, que acontece anualmente, em 2015 vai discutir o Pacto Federativo na perspectiva da gestão municipal – . Com uma ação inovadora e atrativa, o CONASEMS vai realizar o desafio de reproduzir uma cidade dentro do congresso. Uma cidade possível, que vai funcionar como um grande teatro de arena para realização de oficinas, mostras, troca de experiências, apresentação de trabalhos – e o que mais couber em sua vontade de transformá-la para melhor. Para isso, o CONASEMS oferece oportunidade para o público sugerir o nome da cidade. Veja as instruções no tema – Cidade do Conasems: sugira o nome.

Esse ano, o congresso vai contar com três mostras conjuntas, com as seguintes especificações:

1- A Mostra Brasil Aqui tem SUS, já em sua 12ª Edição consolida-se como o espaço para compartilhamento das atividades de resultado das ações desenvolvidas pelos municípios, na área da Saúde, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano, cada COSEMS poderá indicar 4 experiências para as Rodas de Conversas que acontecerão em espaços específicos, e concorrerão à premiação de um trabalho por Região. Os banners ganham uma inovação para a exposição que será na Cidade do Conasems. Assim, estarão expostos, não por Estado como de costume, mas, por espaço temático da Cidade.

2- A 1ª Mostra Nacional de Experiências dos Cosems é um espaço inovador para o compartilhamento das experiências exitosas da atuação dos COSEMS nos seus cotidianos. Os banners estarão expostos no espaço COSEMS e a apresentação oral e debates acontecerão em espaço específico para a Roda de Conversa.

3- A 1ª Mostra de Comunicação em Saúde é outra inovação desse Congresso. Desde 2012, o CONASEMS tem dedicado especial espaço estratégico com a implantação do Núcleo de Comunicação em Saúde, reafirmando a relevância dada ao tema pela Carta de Brasília. O principal objetivo desta I Mostra é propiciar o intercâmbio de práticas exitosas nas ações de Comunicação em Saúde no SUS com a finalidade de socializar iniciativas inovadoras entre os gestores municipais, profissionais de comunicação, pesquisadores e demais participantes.

Os formulários de inscrição e o resumo do trabalho devem ser enviados conforme os editais Mostra Brasil Aqui tem SUS; 1ª Mostra Nacional de Experiências dos Cosems e 1ª Mostra de Comunicação em Saúde que se encontram em Word na página do CONASEMS. Neste site você encontrará todas as informações.

Acesse o site do congresso.

Comunicação do CFO