Ultimas Notícias

Escovar os dentes com cúrcuma não tem base científica, alerta conselho

22/07/2015 21h46 | Atualizado em: 22/07/2015 22h10

Apresentadora Bela Gil indicou uso de cúrcuma para escovar dentes.
Para conselho, substituir creme dental por receita caseira traz riscos

O uso de receitas caseiras para escovar os dentes em substituição aos cremes dentais tradicionais pode colocar em risco a saúde da população, alerta o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp). O assunto veio à tona nesta segunda-feira (20) quando a apresentadora Bela Gil fez um post sobre o uso da cúrcuma para escovar os dentes em sua página do Facebook.

A publicação – que até a tarde desta segunda já tinha sido compartilhada mais de 4,3 mil vezes e recebido mais de 3,2 mil comentários – fala sobre as propriedades da cúrcuma. “Cúrcuma para escovar os dentes! Melhor do que qualquer pasta de dente por aí (na minha opinião)!!! Anti-séptica, antibiótica, anti-inflamatória, 100% natural e sem efeito colateral (a não ser as manchas amarelas na escova e na toalha de rosto)”, escreveu Bela.

Cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é uma planta usada em temperos que tem uma forte coloração amarela. Trata-se de um dos ingredientes do curry.

De acordo com o dentista Marco Antonio Manfredini, secretário-geral do Crosp, não há evidência científica de que o uso de cúrcuma seja eficaz para evitar cáries e doenças na gengiva. Outras receitas caseiras que circulam na internet, que incluem ingredientes como bicarbonato de sódio e juá, por exemplo, também não têm respaldo científico, segundo Manfredini.

“Sempre alertamos que essas formulações que são feitas com produtos que não têm evidências necessárias podem colocar em risco a saúde da população”, diz o especialista.

Ele observa que os cremes dentais produzidos no Brasil contêm flúor, composto importante para a prevenção da cárie e das doenças da gengiva. Para Manfredini, além de deixar as pessoas mais vulneráveis a esses problemas, as receitas caseiras podem trazer outros prejuízos.

“O bicarbonato de sódio, por exemplo, é um agente abrasivo. É colocado dentro do creme dental em quantidade tal que não prejudica o esmalte do dente. A pessoa que aplica o bicarbonato diretamente, se fizer muita força, pode causar um desgaste no esmalte e uma retração na gengiva.”

Diante da repercussão do assunto, Bela Gil se manifestou sobre o assunto em um novo post no Facebook: "Nunca quis ofender vocês mostrando uma alternativa à pasta de dente para pessoas que não querem consumir mais toxinas do dia a dia", escreveu. "Adoraria se pudessem pesquisar e ler artigos científicos sobre os beneficios da cúrcuma na saúde bucal e sobre os efeitos maléficos da ingestão de flúor pela água e pasta de dente."

A apresentadora e nutricionista também ressaltou que esta é uma opinião dela, que não é dentista, e que só quem quiser deve experimentar. O G1 procurou a assessoria de imprensa de Bela Gil por e-mail, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/07/conselho-de-dentistas-condena-receita-de-escovacao-com-curcuma.html

Comentar

  • Nome: *
  • E-mail: *
  • Website/blog: (ex: http://www.seublog.com.br)
  • Mensagem: *
  •  

Comentários ()

  • Nenhum comentário publicado.
602 Sul, Av. LO 15, Conjunto 02, Lt. 02
CEP: 77.022-008 | Palmas - TO
(63) 3214-4335 / (63) 3214-1914 (63) 9 9228-8177 [email protected]

Copyright © 2013 CRO-TO. Todos os direitos reservados