Entidades reúnem-se para unir forças para fortalecimento da classe odontológica

08/02/2017 11h45 | Atualizado em: 23/02/2017 16h36

Representante do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO), Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (SICIDETO), Associação Brasileira de Odontologia Seção Tocantins (ABO-TO) e Associação Brasileira de Odontologia Hospitalar do Tocantins (ABRAOH), reuniram-se na tarde desta terça-feira, 7, na sede do SICIDETO, para unir forças para fortalecimento da classe odontológica.

Estavam presentes à reunião, o presidente do CRO-TO, Dr. Nelson Alves de Castro, o presidente do SICIDETO, Dr. Ricardo Martinez Camolesi e o vice-presidente, Dr. Plínio Walter Lehnen, o presidente da ABO-TO, Dr. Frederico Guedes Valadares e a presidente da ABRAOH, Dra. Maria das Medalhas Carvalho. Durante o encontro, ficaram definidos vários pontos em comum para um trabalho mais integrado, inclusive foi criado um "Grupo de Trabalho" (GT), e no mesmo dia foi expedido um ofício conjunto com as entidades, solicitando uma audiência com o Secretário Estadual da Saúde, para tratar sobre a Odontologia no Estado do Tocantins. Confira o ofício na íntegra, clique aqui.

"A reunião foi bastante proveitosa em todos os tópicos propostos, principalmente no quesito da criação do grupo para discutir a OH. As entidades presentes se comprometeram a trabalharem juntas para realização do III FORUM DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR, bem como alguns problemas da Odontologia que foram pontuados e definidas algumas estratégias", disse a presidente da ABRAOH-TO, Dra. Maria das Medalhas.

Para o presidente da ABO-TO, Dr. Frederico Guedes Valadaresas, com as entidades comprometidas nesse novo grupo de trabalho (GT), poderemos discutir ações para realizar atividades de assistência odontológica, de prevenção de agravos e doenças nos hospitais, já que o cirurgião Dentista está preparado para proceder as internações, interpretar exames complementares e controlar infecções hospitalares.

"O trabalho continua pelas melhorias da Odontologia Tocantinense, juntos no GT a discussão fica mais ordenada e juntos somos mais fortes. Iniciamos pela OH (Odontologia Hospitalar) e na sequência abordaremos outras demandas de áreas diversas da atuação do cirurgião-dentista ", conclui o presidente do SICIDETO, Dr. Ricardo Camolesi.

“A reunião com as demais entidades e a criação do GT (Grupo de Trabalho) foi muito profícua. O fortalecimento da odontologia passa pela união do pensamento e ações das diversas entidades que representam todos os cirurgiões-dentistas do Estado. Estamos unidos num objetivo único que é dar destaque às atuações dos colegas nas mais diversas áreas”, afirmou o presidente do CRO-TO, Dr. Nelson Alves de Castro.

O presidente do CRO-TO, também frisou que é necessário mostrar as autoridades e especialmente a população, que além de uma rede de dentistas especializados e muito competente em cada município, existe o atendimento através da rede pública onde, o profissional da odontologia apesar das adversidades, desenvolve um excelente trabalho.

A Odontologia Hospitalar já desponta no cenário nacional, servindo de exemplo aos demais estados que tem nos procurado para aprender e implantar esse trabalho nos seus hospitais.

Destacou também a importância da colaboração e compreensão dos deputados e demais setores para que regulamentem a atuação desses profissionais no ambiente hospitalar. Na realidade, o trabalho já existe ha mais de 13 anos, já existe uma rede de assistência e profissionais concursados, o que falta é oferecer a regulamentação para que o cirurgião-dentista possa trabalhar com tranquilidade, longe das incertezas e dos humores das autoridades.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CRO-TO