Entidades da Odontologia visitam Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins

16/02/2017 12h46 | Atualizado em: 22/02/2017 09h56

Dra. Tanara Thomaz de Castro, CD, Dr. Osmar Pegoraro, CD, Dra. Maria das Medalhas, presidente da ABRAOH, Dra. Leila Bonagura, CD, Dr. Ricardo, presidente do SICIDETO, Dr. Nelson, presidente do CRO-TO e Dr. Frederico, presidente da ABO-TO
Na manhã desta quinta-feira, 16, o representante do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO), Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (SICIDETO), Associação Brasileira de Odontologia Seção Tocantins (ABO-TO) e Associação Brasileira de Odontologia Hospitalar do Tocantins (ABRAOH), estiveram na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, visitando os gabinetes e conversando com os deputados, protocolaram um documento que expõe a posição das várias entidades representativas da odontologia, que externaram a preocupação com o veto ao Projeto de Lei n. 299/2016, que trata a institucionalização da Odontologia Hospitalar, por entenderem que ao vetar esse projeto configura um retrocesso da gestão que vai na contramão do que está acontecendo em outros estados.

Estavam presentes na visita, o presidente do CRO-TO, Dr. Nelson Alves de Castro, o presidente do SICIDETO, Dr. Ricardo Martinez Camolesi, o presidente da ABO-TO, Dr. Frederico Guedes Valadares, a presidente da ABRAOH, Dra. Maria das Medalhas Carvalho e os cirurgiões-dentistas, Dr. Osmar Pegoraro, Dra. Tanara Thomaz de Castro e a Dra.Leila Maria da Rocha Siriano Bonagura.

O projeto ainda, após transformado em lei possibilita que a secretaria de saúde possa posteriormente regulamentar o trabalho dos profissionais cirurgiões-dentistas nos hospitais públicos do Estado do Tocantins, efetivando e otimizando o serviço para que atinja a maior beneficiária que é a comunidade, promovendo o atendimento pleno da saúde da população na sua integralidade.

O referido projeto de Lei foi vetado pelo Exmo. Governador do Estado, por meio da Mensagem n. 119 aos 28/12/2016, publicado no DOE n. 4773, o que levou as entidades a trabalharem em prol da derrubada do veto. O Estado do Tocantins, acaso ocorra a superação do veto ao PL 299/2016, tem a oportunidade de alinhar
seus serviços de saúde num patamar diferenciado aos seus cidadãos e aperfeiçoar a utilização de leitos em suas unidades hospitalares, incrementando a oferta de serviços a toda a sociedade e desonerando o gasto público, com a devida prevenção.

O presidente do CRO-TO, Dr. Nelson Alves de Castro, declarou que os deputados foram receptivos e manifestaram apoio à classe odontológica e entenderam a imprescindibilidade do atendimento do Cirurgião Dentista no ambiente hospitalar, principalmente nas UTIS onde o paciente fragilizado que ao se encontrar intubado na mais extrema debilidade, requer os cuidados de um cirurgião-dentista para compor a equipe multidisciplinar.

É importante a mobilização da população, a compreensão e colaboração dos demais setores da sociedade que, ao fazer valer seus direitos constitucionais possa sensibilizar os nobres deputados para que regulamentem a atuação desses valorosos profissionais no ambiente hospitalar.

"Na realidade, o trabalho já existe há mais de 13 anos através de uma rede de assistência formada por profissionais habilitados e concursados, criado pelo atual governo do estado na sua gestão passada. O que falta é a derrubada do veto governamental ao projeto de lei em tela para tanto precisamos da compreensão e
vontade das autoridades para posterior regulamentação, pois só assim o cirurgião-dentista poderá trabalhar com tranquilidade, longe das incertezas que acometem seu trabalho no ambiente hospitalar", comentou o presidente do CRO-TO, Dr. Nelson Alves de Castro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CRO-TO