Associação Brasileira de Odontologia completa 100 anos

01/06/2017 14h36 | Atualizado em: 05/06/2017 15h06

Luiz Fernando Varrone, Presidente da ABO Nacional
Detentora da maior rede de educação continuada em Odontologia do mundo, a UNIABO, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) completa, neste mês de junho, 100 anos de fundação. A entidade, que congrega aproximadamente 90 mil cirurgiões-dentistas no Brasil, celebrará seu centenário com uma série de ações, entre elas, o VI Congresso Internacional de Odontologia de Santa Catarina (CIOSC), que será realizado de 8 a 10 de junho em Florianópolis. Na ocasião, serão festejados, ainda, os 100 anos da Federación Odontológica Latino-Americana (Fola).

O presidente da ABO Nacional, Luiz Fernando Varrone, destaca o quão significativo é comemorar 100 anos de uma das maiores instituições de Odontologia do mundo. "Estar à frente da ABO Nacional no ano em que ela completa seu centenário é uma honra tão grande quanto a própria entidade e proporcional à responsabilidade que isso implica. A ABO é a maior rede de educação continuada em Odontologia do mundo e isso não aconteceu de uma hora para outra. Logo, podemos dizer que, quando comemoramos 100 anos, não é só a associação que comemora, é toda a Odontologia, incluindo empresas, professores, dirigentes, membros de governos e, principalmente, seus sócios."

Varrone afirma que a entidade está atuando em várias frentes, entre elas a administrativa. "Estamos modernizando nossa gestão e nos reinventando. Criamos nossas mídias digitais e agora estamos completando-as com a criação das nossas contas no Instagram, YouTube e Twitter, além de lançarmos nossa já conhecida e respeitada revista, inteiramente digital. Transformamos nosso site em um portal e, além disso, temos trabalhado em busca de novas parcerias, conseguindo novos benefícios para nossos associados e, em alguns casos, para toda a classe."

Um Sorriso do Tamanho do Brasil

Ano após ano, a ABO amplia a diversidade e o alcance das suas ações de caráter social, comunitário e ambiental. Todas estão aglutinadas dentro do programa Um Sorriso do Tamanho do Brasil (STB), cuja evolução é consistente e gradativa. Em 2015, por exemplo, foram assistidas 12 mil crianças. O número subiu para 40 mil em 2016. Neste ano, as atividades serão promovidas todos os meses e envolverão 53 municípios em 20 estados, alcançando mais de 200 mil jovens.

Sorrisos Ribeirinhos

Alguns projetos já existentes passaram a integrar o STB. Um deles é o Sorrisos Ribeirinhos, criado em 2009 pela ABO Pará e direcionado aos mais de 300 moradores da Ilha do Combu e da região do Maguari. Em 28 de abril, foi promovida uma ação pontual em que os voluntários seguiram de barco até a ilha.

Odontologia na Selva

Paralelamente, o programa Odontologia na Selva proporciona assistência em localidades de difícil acesso - inclusive para comunidades ribeirinhas e indígenas. Sua execução ocorre na Bahia, por meio da Liga Acadêmica Bahiana de Educação em Saúde Bucal. A principal prática é a restauração atraumática e preventiva em crianças.

"Além do fato de termos, na maioria das nossas ABO`s, o atendimento de uma grande massa desassistida da população, de forma gratuita ou com baixo custo, também temos nossas atividades sociais bastante pontuais, realizadas em todo o território nacional, que fazem parte do programa Um Sorriso do Tamanho do Brasil. No ano passado tivemos a distribuição de 40 mil kits de higiene oral, além de atuação preventiva e curativa", disse o presidente da entidade.

Varrone diz que haverá, nos próximos anos, um grande fortalecimento da Rede ABO. "Vejo isso com muito entusiasmo porque sei que refletirá diretamente na forma como a classe é vista. Não basta sermos, individualmente, respeitados em nosso bairro e nossa comunidade; precisamos levar isso para o coletivo e, só então, conseguiremos nos posicionar junto aos profissionais das demais áreas da saúde, bem como junto aos governantes", pontua.

Fonte: Terra