Aumento de ISSQN é pauta em reunião de Cirurgiões-Dentistas de Palmas

21/06/2017 09h10 | Atualizado em: 23/06/2017 09h20

Cirurgiões-Dentistas de Palmas se reuniram na noite desta terça-feira, 20, na sede da Associação Brasileira de Odontologia do Tocantins (ABO-TO), para debater sobre uma proposta ao governo municipal referente os valores cobrados do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

O presidente da ABO-TO, Frederico Valadares, falou sobre a importância do debate para a classe. “É preciso que nossa categoria se mobilize, juntamente com os sindicatos da categoria, para encontrar a melhor maneira de reverter essa situação sem que o profissional seja prejudicado,” finalizou o presidente.

Na ocasião, foram discutidas formas de diminuir o aumento abusivo do ISSQN cobrado aos profissionais da odontologia, que segundo o presidente do Sindicato dos Cirurgiões-dentistas do Tocantins, SICIDETO-TO, Ricardo Camolesi, também presente na reunião, chega ser absurda a cobrança realizada pelo município. “O cirurgião-dentista nos últimos quatro anos sofreu um aumento que passou de novecentos reais, para mais de três mil reais anuais. Queremos providências para solucionarmos estes exageros, que exploram os profissionais, comentou o presidente.

Foi acordado durante a reunião que uma assessoria contábil e jurídica irá acompanhar as leis e reais motivos para o tal aumento. Um oficio também será encaminhado para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Kariello Coelho, solicitando providencias para solucionar o problema.

A obrigatoriedade da cobrança de mais de um alvará e uma taxa de Vigilância Sanitária para a mesma localidade, levando em consideração que o cirurgião-dentista ocupa muita das vezes os mesmos equipamentos e salas que outros profissionais.

Também esteve presente na reunião o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins CRO-TO, Nelson Alves.

Fonte: ABO-TO