Dentistas serão homenageados em Sessão Solene na Assembleia nessa terça-feira

30/10/2017 12h19 | Atualizado em: 30/10/2017 12h27

Foto – Cleia Viana/Câmara dos Deputados/Divulgação
Juliano do Vale: “Inserir efetivamente o cirurgião dentista nas equipes multidisciplinares de saúde e garantir recursos financeiros para a saúde bucal são metas do CFO e dos CROs”
Em homenagem ao Dia Nacional do Dentista, comemorado no último dia 25, e à Semana da Saúde Bucal instituída pela Lei 2.028, de abril de 2009, a Assembleia Legislativa do Tocantins realiza sessão solene nesta terça-feira, dia 31. Solicitada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) ao Parlamento Estadual, a celebração foi requerida, em plenário, pela deputada estadual Luana Ribeiro (PR).

“Inserir efetivamente o cirurgião dentista nas equipes multidisciplinares de saúde e garantir recursos financeiros para a saúde bucal também são metas do CFO e dos CROs de todo o Brasil. E esses momentos juntos com o poder público são fundamentais para o debate, a conscientização, a efetivação dessas políticas de saúde e o fortalecimento da odontologia. Por isso é fundamental a presença e a participação de todos os cirurgiões dentistas e demais profissionais de odontologia nesta sessão solene”, declarou o presidente do CFO, Juliano do Vale, que é do Tocantins.

Dentistas de várias regiões do Estado devem prestigiar a sessão, programada para as 9h, no plenário da Assembleia. Haverá homenagens durante a celebração. Porém, há expectativa de posicionamentos importantes de representantes da categoria em relação ao aumento de verbas para a saúde bucal dentro do orçamento da saúde de municípios e Estados brasileiros.

O tema foi defendido na semana passada por Juliano do Vale em entrevista coletiva em Palmas (TO). O presidente do CFO solicitou oficialmente aos conselhos regionais que notifiquem os Parlamentos municipais e Estaduais para que, em meio a discussão de orçamento para 2018, aumentem os índices de recursos saúde bucal no exercício orçamentário do próximo ano.

CRISTIANO MACHADO