Definidos os municípios vencedores do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal

21/09/2018 09h40 | Atualizado em: 21/09/2018 10h21

Confira a portaria que homologou o resultado: http://transparencia.cfo.org.br/ato-normativo/?id=2806

Iniciativa pioneira que estimula o investimento no atendimento odontológico no Brasil, o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal definiu os municípios vencedores da edição de 2017. Após análise da Comissão de Políticas Públicas de Saúde do Conselho Federal de Odontologia, se classificaram em primeiro lugar Curitiba, a capital do Paraná, na categoria acima de 300 mil habitantes; São Sebastião (SP), entre os municípios que possuem 50.001 a 300 mil habitantes; e Naviraí (MS), entre as cidades com até 50 mil moradores.

Os resultados foram homologados pelo CFO, conforme a portaria datada de 20 de setembro de 2018, assinada pelo presidente do CFO, Juliano do Vale. “O prêmio é uma forma de o CFO reconhecer e agraciar os municípios que dão a devida importância à saúde bucal, que é primordial para alcançarmos no país um nível de atendimento de saúde pleno ao cidadão brasileiro. Não se faz saúde de qualidade sem a presença dos cirurgiões-dentistas. Os municípios que participaram, os classificados e os vencedores são exemplos de boas práticas e elas precisam ser devidamente reconhecidas”, declarou o presidente do CFO, Juliano do Vale.

Os vencedores receberão, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido e resultados objetivos, um consultório odontológico completo. Os demais classificados receberão troféus e certificados. A data da cerimônia de entrega do prêmio será anunciada em breve pelo conselho. “O CFO, ao conceder o prêmio, está fazendo um reconhecimento público aos municípios por boas práticas na área de saúde bucal que beneficiam os cidadãos”, destacou o vice-presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge.

O PRÊMIO

O prêmio, que foi instituído em 2005 pelo CFO, é concedido às cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico, obedecendo alguns critérios. São selecionados os municípios que, por exemplo, mantenham o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuam Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar, entre outros.

Pelas regras, de acordo com resolução CFO 191/2018, de 6 de junho deste ano, os municípios que concorrem são responsáveis por enviar aos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) a documentação e comprovação das informações, que são remetidas ao CFO que, por meio da Comissão de Políticas Públicas de Saúde, são avaliadas.

OS PREMIADOS:

Municípios até 50.000 habitantes