CRO-TO e Prefeitura de Gurupi atuarão em conjunto na fiscalização de clínicas odontológicas do município

12/05/2020 13h49 | Atualizado em: 13/05/2020 09h27

Dr. Rafael Marra, presidente do CRO-TO
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (11) entre o Comitê Gestor Covid-19 e o Conselho Regional de Odontologia do Estado do Tocantins, foi acordado que o CRO-TO atuará em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal no acompanhamento e fiscalização do funcionamento das clínicas odontológicas de Gurupi neste período de Pandemia do novo coronavírus.

Estiveram presentes na reunião representando o Comitê Gestor os membros Mário Cezar Lustosa – Secretário Municipal de Planejamento e Finanças, Betânia Maciel – Secretária Municipal de Administração, Antônio Carlos Pakalolo – Secretário Chefe de Gabinete e Ailla Menezes – Secretária do Comitê Gestor. Pelo CRO-TO estiveram presentes o presidente do órgão Dr. Rafael Marra, Dr. Frederico Eugênio e o Dr. Ricardo Marçal.

Tanto o Comitê Gestor quanto o CRO-TO ressaltam que este trabalho em parceria reforça as medidas de prevenção e combate a Covid-19 em Gurupi, com o objetivo de proteger tanto os profissionais quanto os pacientes, por meio da orientação e cumprimento das recomendações de segurança.

“Em tempos de Pandemia de COVID-19, o CRO-TO, no anseio de proteger tanto a Classe Odontológica quanto à população, teve uma importante iniciativa de realizar uma ação conjunta com a Prefeitura de Gurupi, unificando a Fiscalização desse Regional com a Vigilância Sanitária do município”, afirmou o presidente do CRO-TO, Dr. Rafael Marra.

Recomendações

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), desde o início da Pandemia, divulgou recomendações específicas para garantir maior segurança nos procedimentos odontológicos, considerando os cuidados no ambiente clínico, pelo Cirurgião-Dentista, pela equipe auxiliar e pelos pacientes.

O CFO disponibiliza a cartilha “Recomendações para atendimentos odontológicos em tempos de Covid-19”, como forma de intensificar os cuidados dos profissionais de Odontologia em pré-consultas e consultas odontológicas. Para acessá-la, CLIQUE AQUI.

Além da cartilha, existem materiais como o “Manual de boas práticas em biossegurança para Ambientes odontológicos”, (Clique aqui), e o “e-book com 10 dicas de prevenção” no atendimento odontológico (Clique aqui).

Fonte: John Souza/Secom Gurupi