Ultimas Notícias

Dia Nacional do Controle da Infecção Hospitalar: CFO reforça a importância do Cirurgião-Dentista na equipe multiprofissional

15/05/2020 11h42 | Atualizado em: 15/05/2020 19h50


Neste 15 de maio, Dia Nacional do Controle da Infecção Hospitalar, o Sistema Conselhos de Odontologia reforça a importância da presença do Cirurgião-Dentista na equipe multiprofissional hospitalar. Dados do Ministério da Saúde estimam que a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações no Brasil. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) estão entre as maiores causas de morte e aumento de morbidade entre os pacientes hospitalizados, resultando em menor qualidade de vida, hospitalizações mais prolongadas e maiores gastos em saúde.

Cuidados com a higiene oral na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são capazes de reduzir o risco de aquisição de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM). A assistência odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar pode reduzir o tempo de internação e os riscos de infecção, além de permitir o diagnóstico precoce de doenças graves. Especialmente, em relação à pandemia da COVID-19, ressaltando-se que o estado de saúde do paciente que contrai o vírus pode ser agravado caso a higiene oral não seja realizada de forma efetiva.

Neste momento de pandemia, o Conselho Federal de Odontologia desenvolveu, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recomendações de enfrentamento à COVID-19 para Cirurgiões-Dentistas. O conteúdo possui medidas de biossegurança que devem ser adotadas durante a assistência aos casos de pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo vírus.

Além disso, o CFO realizou uma parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) na elaboração de recomendações que possam auxiliar Cirurgiões-Dentistas e agentes públicos que atendem pacientes com suspeita de COVID-19 na tomada de decisões clínicas que possam minimizar a propagação desta pandemia histórica. É importante ressaltar que as ações voltadas para atenção odontológica em ambiente hospitalar integram o trabalho da campanha “Essa luta é nossa |Odontologia Contra o Coronavírus”.

O Sistema Conselhos de Odontologia encontra-se em permanente trabalho de conscientização da categoria e da população acerca das medidas necessárias para conter a proliferação do vírus e para minimizar os impactos gerados pela crise da COVID-19 aos profissionais da Odontologia em diversas frentes. Para o CFO, a Odontologia Hospitalar, assegurada por meio de leis estaduais, municipais e também por meio da Resolução ANVISA nº 07/2010, pode salvar vidas.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
[email protected]
 

Comentar

  • Nome: *
  • E-mail: *
  • Website/blog: (ex: http://www.seublog.com.br)
  • Mensagem: *
  •  

Comentários ()

  • Nenhum comentário publicado.
602 Sul, Av. LO 15, Conjunto 02, Lt. 02
CEP: 77.022-008 | Palmas - TO
(63) 3214-4335 / (63) 3214-1914 (63) 9 9228-8177 [email protected]

Copyright © 2013 CRO-TO. Todos os direitos reservados