Porto Nacional é premiado em 1º lugar por desenvolver políticas públicas de Saúde Bucal na Atenção Básica

23/06/2020 20h56 | Atualizado em: 26/06/2020 20h59

Paulinho Galvão, Coordenador de Saúde Bucal; Rafael Marra Soares, Presidente do CRO-TO; Joaquim Maia, Prefeito de Porto Nacional; Anna Crystina Brito, Secretária de Saúde e Patrícia Gomes, Diretora de Atenção Básica
O Conselho Federal de Odontologia (CFO), através do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO) premiou em 1º lugar o município de Porto Nacional por desenvolver políticas públicas de qualidade, de saúde bucal, em toda a Rede de Atenção Primária. Na avaliação, a prestação de serviço aos usuários, os profissionais envolvidos, a melhoria dos consultórios para os atendimentos, materiais utilizados, e muitos outros aspectos. A Prefeitura, desde 2017, vem promovendo uma verdadeira evolução no setor. O CRO-TO foi o responsável pela apreciação de toda a documentação, para cumprimento dos requisitos solicitados para a premiação, pelos municípios inscritos.

A honraria, “Prêmio Estadual CRO-TO de Saúde Bucal 2019”, que prestigia os profissionais pelo destaque na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal foi entregue pelo presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-TO), Dr. Rafael Marra Soares, à secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito e ao coordenador de Saúde Bucal e responsável pela articulação desse reconhecimento, Paulinho Galvão, nesta segunda-feira, 22, no gabinete oficial da Prefeitura.

Todos os critérios para pleitear essa conquista foram atendidos e levados em consideração por uma banca examinadora. Porto Nacional tem a odontologia nº 1 do Tocantins, em todos os consultórios de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

Com alegria e satisfação, Anna Crystina recebeu a certificação e disse que, sob seu comando e de toda uma equipe altamente capacitada, “a Saúde Bucal vem evoluindo e alcançando metas importantes, nacionalmente, no Estado e no próprio município”.

Já o coordenador de Saúde Bucal do Município, Paulinho Galvão, disse lisonjeado: “trabalhamos diuturnamente, para que a saúde bucal de Porto Nacional seja referência nacional, estadual e municipal. Inovamos sempre, afim de que toda a comunidade seja atendida com excelência, e o esforço dos profissionais da área, reconhecido”.

Critérios

Financiamento em Saúde, Controle Social, Política Municipal de Saúde Bucal, Assistência Odontológica Básica, Assistência Odontológica Especializada, Promoção de Saúde Bucal, Vigilância em Saúde Bucal, Quadro de Pessoal Odontológico, Remuneração na Atenção Básica e Educação Permanente.

Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019

O prêmio reconhece e valoriza municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal no último ano.

Os municípios encaminharam um ofício para o Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO), com o assunto “Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019”, conforme prevê a Resolução 205/2019. A solicitação da inscrição foi feita junto com a documentação exigida que comprovasse as ações do Município em prol da saúde bucal.

A primeira colocação das categorias recebeu uma cadeira odontológica, com mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctor para coleta de dejetos, através de cuspideira/sugadores, e refletor odontológico. Os municípios classificados do 2º ao 5º lugar receberam placas alusivas e os demais inscritos receberam certificado de participação.

A avaliação dos municípios inscritos aconteceu, primeiramente, por uma etapa estadual. Os primeiros lugares foram encaminhados pelo CRO-TO ao CFO para a classificação em nível nacional, por meio da Comissão de Políticas Públicas/Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. Ainda no âmbito nacional, no grupo populacional com até 20.000 habitantes, os municípios foram classificados do 1º ao 5º lugar por macrorregiões - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Sobre o prêmio

O prêmio foi instituído há 14 anos pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) para homenagear, anualmente, os municípios que mais investiram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal.

Em 2018, o prêmio foi reformulado por meio da Resolução CFO 191/2018 e passou a se denominar “Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal”. Neste ano, a premiação buscou ampliar, ainda mais, o número de municípios participantes.

Texto: Umbelina Costa com informações do CRO-TO

Fotos: Saúde Bucal