Ultimas Notícias

CRO-TO apoia a Campanha Prontuários Médicos/Odontológicos realizada pela Polícia Científica do Tocantins por intermédio do Instituto Médico Legal

10/09/2020 17h46 | Atualizado em: 06/10/2020 14h58


O CRO-TO está apoiando a “Campanha Prontuários Médicos/Odontológicos" realizada pela Polícia Científica do Tocantins, por intermédio do Instituto de Medicina Legal (IML). Com o objetivo de acelerar o processo de identificação de vítimas cujos corpos estejam em estado avançado de decomposição ou tenham passado por processos de carbonização ou esqueletização, a Polícia Científica do Tocantins, por intermédio do Instituto de Medicina Legal (IML), lançou uma campanha educativa na tentativa de conscientizar médicos e dentistas, tanto da rede pública quanto privada, sobre a importância de guardar e disponibilizar os prontuários dos pacientes.

A perícia odontoforense é de fundamental importância para a identificação humana, pois, cada arcada dentária possui suas particularidades. Através dessa perícia é possível obter informações de características únicas e estabelecer dados biotipológicos como espécie, sexo, idade, grupo racial e estatura.

Essas informações são utilizadas para restringir o universo de supostos, auxiliando a autoridade policial em investigações de pessoas desaparecidas. O exame odonforense é tão preciso quanto aos exames papiloscópicos e de DNA e tem potencial de individualizar a pessoa, além disso, sua realização não demanda equipamentos laboratoriais muito complexos e caros. Entretanto, para a realização de perícias odontoforenses é imprescindível que os prontuários médicos e odontológicos sejam bem elaborados e mantidos arquivados.

Fonte: Polícia Científica do Tocantins / Instituto de Medicina Legal
 

Comentar

  • Nome: *
  • E-mail: *
  • Website/blog: (ex: http://www.seublog.com.br)
  • Mensagem: *
  •  

Comentários ()

  • Nenhum comentário publicado.
602 Sul, Av. LO 15, Conjunto 02, Lt. 02
CEP: 77.022-008 | Palmas - TO
(63) 3214-4335 / (63) 3214-1914 (63) 9 9228-8177 [email protected]

Copyright © 2013 CRO-TO. Todos os direitos reservados