CFO lança campanha emergencial covid-19 “Odontologia – Sempre bem protegida, para bem proteger”

06/10/2020 14h41 | Atualizado em: 31/10/2020 17h54

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) lança nesta segunda-feira, dia 5 de outubro, a campanha emergencial covid-19 “Odontologia – Sempre bem protegida, para bem proteger”. A iniciativa é em favor da valorização da categoria, pelo fortalecimento da biossegurança na Odontologia e contra a desinformação neste momento de retomada do atendimento odontológico, pós-pandemia.

A campanha é composta por três etapas, com divulgação nacional em diversas plataformas e apoio integral dos Conselhos Regionais de Odontologia que intensificarão a visibilidade à categoria e à população nos estados. As ações contemplam veiculação em TV, rádio, redes sociais e nos canais de comunicação do Sistema Conselhos, até o mês de dezembro. A iniciativa fortalece, inclusive, o trabalho realizado na campanha “Essa luta é nossa / Odontologia contra o Coronavírus”, lançada no início da pandemia, em março, como forma de ampliar os cuidados com a categoria e a sociedade.

Nesta primeira etapa, o objetivo é reforçar à população o conhecimento técnico do Cirurgião-Dentista e equipe, adquirido ainda na formação profissional, para lidar com as medidas de biossegurança em Odontologia. O trabalho segue em segunda etapa, com a exposição sobre a importância da retomada segura do atendimento odontológico eletivo, seguindo os protocolos de biossegurança apresentados na primeira etapa. E, em etapa final, o trabalho será conduzido para fortalecer a importância do papel do Cirurgião-Dentista na sociedade, como profissional essencial em diversos ambientes de trabalho, inclusive na linha de frente contra a covid-19: em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), na Odontologia hospitalar, em consultórios clínicos, em atendimento domiciliar, na produção acadêmica, entre outros.

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, explica que o planejamento conduzido nesta campanha tem como base o trabalho desenvolvido nos últimos meses de pandemia, como um somatório de todas as ações realizadas, medidas protetivas de saúde, consulta pública nacional à categoria, Webinar Odontologia brasileira – Gestão, Crise e Oportunidade, entre outras iniciativas. “O cronograma foi pensado cuidadosamente para subsidiar os profissionais de Odontologia e a população neste novo normal, com destaque, principalmente, no combate à desinformação acerca do atendimento odontológico seguro. Neste momento, todos nós, profissionais de Odontologia, somos responsáveis em contribuir no compartilhamento de informações verídicas em defesa da nossa Odontologia”.

Confira abaixo o passo a passo para aderir à campanha:

Como faço para conhecer a campanha?

O Conselho Federal de Odontologia criou a página da campanha com todas as informações com acesso público, por meio do seguinte endereço: wwcfocontraocoronavirus.com.br. Nesse espaço está disponível todo o conteúdo produzido com opção de download: imagens e vídeos. Além disso, o CFO disponibiliza gratuitamente um e-book com medidas para garantir maior segurança dos profissionais de odontologia e de pacientes.

Quem pode aderir à campanha?

A campanha é aberta ao público, tanto para os profissionais de Odontologia – Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal –, quanto para os pacientes e a população em geral.

Sou profissional de Odontologia, como posso participar?

A partir de novembro, os Conselhos Regionais de Odontologia disponibilizarão em suas sedes máscaras, botons e adesivos de carro com a identidade visual da campanha. O profissional de Odontologia pode fazer a retirada desse material ou também pode utilizar as artes disponíveis no link da página da campanha (wwcfocontraocoronavirus.com.br) e personalizar com a logomarca da sua clínica odontológica; a mesma orientação é válida aos acadêmicos que desejam aderir à campanha de forma personalizada, incluindo o nome da instituição de ensino superior, por exemplo. Além disso, a campanha também pode ser aderida de forma online, por meio do compartilhamento nas redes sociais, o que permite, ainda mais, o acesso sem fronteiras de todas as peças disponíveis.

De que forma as entidades odontológicas nacionais podem participar?

Todas associações, federações, confederações, entre outras do âmbito odontológico, que tiverem interesse em aderir à campanha, seja em plataforma online ou por meio da impressão de material personalizado à identidade visual da campanha serão bem-vindas. E, a exemplo do que já acontece, a menção do @ do Conselho Federal de Odontologia nas redes – Instagram, Facebook, Twitter – serão replicadas pelos perfis oficiais da Autarquia.

CLIQUE AQUI e conheça a campanha.