CRO-TO e SICIDETO solicitam inclusão dos profissionais da odontologia na 1ª fase do plano de imunização

28/01/2021 14h00 | Atualizado em: 28/01/2021 14h32

Luiz Edgar Leão Tolini, Secretário Estadual de Saúde, Rafael Marra Soares, Presidente CRO-TO, Ricardo Camolesi, Presidente SICIDETO
Na manhã desta quarta-feira (27), o Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins, Dr. Rafael Marra, juntamente com o Presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins, Dr. Ricardo Camolesi, estiveram reunidos com o Secretário de Saúde do Estado de Tocantins, Luiz Edgar Leão Tolini, posteriormente com o Diretor Geral do Hospital Geral de Palmas (HGP), Leonardo de Oliveira Toledo Silva e em sequência com a Coordenadora da Equipe Multi, do Hospital Infantil de Palmas (HIP), Anita Coelho dos Santos Teixeira e no período da tarde, com o Diretor do Hospital e Maternidade Dona Regina, Alessandro Pantoja.

O objetivo da reunião foi solicitar a Inclusão dos Cirurgiões-Dentistas, Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal na 1ª fase do Plano de Imunização.

“Fomos muito bem recebidos e de prontidão todos ouviram nossa solicitação. Reafirmei que os profissionais da Odontologia estão entre os que têm o maior risco de contaminação, devido o contato direto com os fluidos da cavidade oral dos pacientes, além dos aerossóis que são gerados nos procedimentos odontológicos, sendo assim, entendemos a necessidade da inclusão na 1ª fase do Plano de Imunização”, disse o presidente do CRO-TO, Rafael Marra.

"Tivemos uma peregrinação em busca de um direito que deveria ser líquido e certo, mas não temos tempo para as lamentações, continuaremos firmes na busca da vacina para todos os cirurgiões-dentitas da ativa, pois, o entendimento da Diretoria do SICIDETO sempre foi esse, direito é direito e não se negocia quando se trata de vidas em risco", contempla o presidente do SICIDETO, Dr. Ricardo Camolesi.

O CRO-TO não tem medido esforços, afinal, sabemos que o cirurgião-dentista também está na linha de frente do COVID-19. No decorrer da semana também foi protocolado a mesma solicitação em Secretarias, Prefeituras e Unidades Hospitalares do Tocantins.

Fonte: CRO-TO