Profissionais da Odontologia do Município de Araguaína (CD, ASB e TSB) poderão ser vacinados na Delegacia de Araguaína

09/02/2021 17h00 | Atualizado em: 09/02/2021 17h28

Dr. Rafael Marra, presidente do CRO-TO e Ana Paula Abadia, Secretária Municipal de Araguaína
Nesta última quinta-feira, 04, o CRO-TO e SICIDETO protocolaram junto a Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína e Prefeitura de Araguaína o ofício que solicita a inclusão dos Profissionais da Odontologia na 1ª fase do Plano de Imunização.

Na Secretaria, o presidente do CRO-TO, Dr. Rafael Marra, o Tesoureiro do CRO-TO, Dr. Nelson Alves de Castro, o presidente da Comissão de Ética do CRO-TO, Dr. Weslley Rodrigues da Silva e o Presidente do SICIDETO, Dr. Ricardo Camolesi, foram recebidos pela Secretária Municipal de Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, que após ter recebido a demanda, informou sobre as etapas de imunização, sendo na 1ª etapa, os profissionais que estão na linha de frente do COVID (nas UTIs), na 2ª etapa, os profissionais que trabalham nos Hospitais, UBS, UPA e CEO e na 3ª etapa, que já será nos próximos dias, todos os profissionais da saúde, incluindo a rede privada.

Junto a solicitação de inclusão, foi colocado à disposição a Delegacia Regional de Araguaína, para a realização da vacinação dos Profissionais da Odontologia e prontamente a Secretária, Ana Paula, concordou e ficou programado que serão de dois a três dias de vacinação na Delegacia, para os profissionais (categorias CD, ASB e TSB) que residem em Araguaína-TO e que em breve será informado a data da vacinação.

Na oportunidade, a Secretária Municipal de Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, também apresentou propostas de melhoria para a Odontologia no município, dentre elas, a aquisição de 27 (vinte e sete) novos consultórios, a reforma imediata do Centro de Especialidades Odontológicas de Araguaína, adequações e melhorias nos Postos de Saúde, visando a qualidade dos atendimentos e melhores condições de trabalho para os cirurgiões-dentistas.

Aproveitando o momento, o Presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins, Dr. Ricardo Camolesi, mencionou sobre alguns ofícios já protocolados anteriormente, que trata sobre a insalubridade dos cirurgiões-dentistas no momento da pandemia, plano de cargo e carreira e remuneração dos servidores municipais, além da gratificação dos cirurgiões-dentistas que estão no PSF.

Com relação as demandas citadas pelo Presidente do Sindicato, Dr. Ricardo Camolesi, a Secretária, Ana Paula, ficou de verificar sobre a questão da insalubridade e gratificação dos CDs que estão no PSF, mas, antecipou que tem a intenção de ampliar a gratificação para o cirurgião-dentista.

Do que se trata ao PCCR dos servidores municipais, foi informado que o mesmo já foi encaminhado para a Secretaria de Administração, mas que o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, tem o compromisso de fazer o plano de carreira dos servidores, nos próximos quatro anos.

“O CRO-TO não tem medido esforços solicitando a inclusão dos profissionais no plano de imunização e ficamos contentes quando temos retornos positivos como esses”, disse o presidente do CRO-TO, Dr. Rafael Marra.

“Foi uma visita muito positiva e aproveito a oportunidade para parabenizar a secretária, pois, tenho visto que o trabalho em Araguaína, tem sido feito com muita lisura e responsabilidade, diferente de outros municípios do Estado que não estão contemplando os cirurgiões-dentistas como prioritários para a vacinação contra o COVID-19”, afirmou o presidente do SICIDETO, Dr. Ricardo Camolesi.

Fonte: CRO-TO