20 anos de dados migrados: CFO conclui integração inédita de sistema informatizado com CROs

17/06/2021 17h23 | Atualizado em: 17/06/2021 17h33

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) concluiu a implantação de sistema integrado com os Conselhos Regionais de Odontologia. A ação inédita marca a migração de 20 anos de dados cadastrais e unifica a base de serviços disponíveis aos inscritos. O compromisso assumido pela atual gestão do CFO com a categoria foi executado em 10 meses de trabalho intenso, com a colaboração fundamental de todos os CROs, iniciado no Paraná, em agosto de 2020 e concluído no Rio Grande do Sul, em maio deste ano.

A integração incluiu, também, treinamento presencial e a distância do quadro de funcionários de todos os CROs. Mais de mil usuários foram capacitados para uso da nova plataforma, que é web, e qualificação no atendimento à categoria e à população. A adequação funcional correspondia, até então, a um sistema nacional utilizado desde 1997, sem unificação cadastral dos inscritos. A partir de agora, é possível realizar gerenciamento eletrônico de documentos, controle de processos éticos, financeiros, entre outros serviços em ambiente web, com atualização em tempo real.

Com a solução, os inscritos têm acesso virtual a uma gama de serviços antes realizados exclusivamente na modalidade presencial. O acesso acontece por meio da ferramenta “serviços online”, no portal do Conselho Regional de Odontologia do estado. O ambiente virtual disponibiliza emissão de certidões e declarações, requerimentos, negociações e pagamentos com cartão de crédito (via e-commerce). Entre as facilidades, os novos inscritos também podem encaminhar toda a documentação do registro profissional em formato digital. Além disso, todos os serviços disponibilizados virtualmente foram aperfeiçoados.

A estratégia foi conduzida para execução em menor prazo possível, com impactos mínimos aos serviços já ofertados à categoria e à população nos Conselhos Regionais. É importante ressaltar que durante a migração de sistema, MUMPS para SISCAF, em nenhum momento o sistema antigo foi interrompido até que todos os CROs estivessem integralmente com o novo sistema implantado. Para o CFO, um dos maiores obstáculos, superado com sucesso, foi converter para o presente as diferentes regras que o sistema anterior absorveu ao longo da sua existência.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, o trabalho representa um marco na história do Sistema Conselhos de Odontologia. “Esse trabalho permitiu mudar toda a estrutura tecnológica de dados e a comunicação do Sistema Conselhos com os profissionais da categoria. Essa solução coloca a Odontologia mais uma vez em posição de destaque. O mundo digital exige facilidade no acesso aos serviços e dinamismo na solução dos problemas bem como nas respostas aos profissionais, o que já é uma realidade. Além disso, será possível aperfeiçoar e ampliar, cada vez mais, a quantidade de serviços online ofertados aos profissionais e à comunicação”, completou.