Participe da consulta pública para aprimorar a atenção odontológica da gestante no SUS

21/06/2021 16h40 | Atualizado em: 22/06/2021 16h52

O Sistema Conselhos de Odontologia reforça a importância da participação na consulta pública “Diretrizes para a prática clínica na atenção primária – Tratamento Odontológico em Gestantes”, realizada pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. O objetivo é aprimorar a promoção da saúde bucal da gestante na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo para participar encerra dia 25 de junho.

As contribuições serão avaliadas e incorporadas ao documento que dará suporte ao trabalho realizado na saúde bucal da Atenção Primária à Saúde. A proposta integra o projeto inédito de construção de Diretrizes Clínicas para a Saúde Bucal na APS do MS, em parceria com o Global Observatory for Dental Care – GODeC, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Um dos principais objetivos das Diretrizes é desenvolver, disseminar e prover acesso às recomendações baseadas em evidências científicas para a promoção das melhores decisões de tratamento e prática dos cirurgiões-dentistas da APS.

A expectativa é que o material contribua, também, como suporte à realização da consulta odontológica durante o pré-natal das gestantes. A consulta odontológica durante o pré-natal das gestantes acompanhadas pela APS é compromisso de todas as equipes e gestores municipais desde a criação do indicador no programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde, o Previne Brasil.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a colaboração de toda a população é muito bem-vinda mas, principalmente, dos profissionais de Odontologia que têm o olhar técnico sobre a relevância do aprimoramento do serviço odontológico na rede pública: “Essa é uma oportunidade de todos nós contribuirmos com a promoção da saúde bucal da gestante, para garantir o cuidado integral em saúde, fortalecendo não somente a qualidade de vida da mãe, mas também do bebê”.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Caroline Martins, é preciso que os profissionais das equipes de saúde bucal estejam seguros e bem respaldados pela ciência para o manejo das gestantes. “Com a diretriz, as equipes e usuários poderão desmitificar alguns tabus relacionados ao atendimento odontológico de grávidas, buscando nela e em todos os estudos consultados evidências que apoiem essa prática. Essa diretriz e as outras 23 que estão em formulação são uma entrega inédita para apoiar as equipes de saúde bucal, aproximando a prática cotidiana da ciência e motivando os profissionais a se manterem atualizados sempre, em busca da oferta de cuidado mais qualificado”, completou.

CLIQUE AQUI e participe da consulta pública.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO / Com informações da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde