NOTA À ODONTOLOGIA TOCANTINENSE

26/03/2023 09h26 | Atualizado em: 04/04/2023 09h47

O Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO) vem ao público manifestar sua total discordância à implantação de cursos de Odontologia na modalidade de ensino à distância (EAD) no Brasil.

No dia 09 de março, o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União a Portaria n° 398, que prevê a instituição de Grupos de Trabalho para estudos que possibilitem a oferta de cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia na modalidade Educação à Distância (EAD).

Reforçamos que a odontologia é uma profissão que exige um contato direto e constante com pacientes, sendo necessária a formação presencial e prática para a construção de um profissional ético e qualificado. A aprendizagem de habilidades técnicas e a aquisição de conhecimentos teóricos precisam ser realizadas de forma presencial, com aulas práticas e laboratoriais, além da aplicação clínica supervisionada em pacientes reais.

Acreditamos que a oferta de cursos de Odontologia na modalidade EAD 100% não atende aos padrões de qualidade e exigências técnicas e éticas necessárias para a formação de profissionais capacitados e preparados para atender à população. A prática clínica, em particular, requer a aquisição de habilidades manuais e cognitivas que somente podem ser transmitidas de forma presencial, com a supervisão e orientação de docentes instruídos e experimentados.

O CRO-TO se posiciona contrariamente à oferta de cursos de Odontologia na modalidade EAD 100%, reforçando a necessidade de manter o ensino presencial e prático como uma das principais exigências para a formação de profissionais qualificados e éticos em nossa área.

Atenciosamente,

Dr. Weslley Rodrigues

Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO)